Autopeças: governo lançará pacote de estímulos - Brekapeças Representações

O governo lançará em setembro uma política de estímulo ao setor de autopeças, batizado de Inovar - Autopeças. O objetivo é elevar o conteúdo tecnológico dos componentes e reduzir as importações de partes de veículos. O novo programa exigirá mudanças no regime automotivo ...

Brekapeças Representações

Notícias

Autopeças: governo lançará pacote de estímulos

02/09/2013

O governo lançará em setembro uma política de estímulo ao setor de autopeças, batizado de Inovar - Autopeças. O objetivo é elevar o conteúdo tecnológico dos componentes e reduzir as importações de partes de veículos.

O novo programa exigirá mudanças no regime automotivo (Inovar-Auto), anunciado no ano passado e em vigor desde janeiro, mas que ainda não teve toda a regulamentação concluída.

"O programa tem o objetivo de estimular o setor de autopeças a ter uma produção nacional competitiva" - disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Luiz Moan.

Os detalhes do Inovar - Autopeças estão sendo discutidos pelo governo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e com a Anfavea. Moan afirmou que a nova política será um pilar fundamental para o Inovar-Auto. Segundo ele, a base do Inovar-Autopeças está sustentada em cinco diretrizes.

A primeira prevê a criação de um programa de rastreabilidade de componentes para aferir a origem da produção. "Através da rastreabilidade vamos poder identificar quais autopeças são importadas e podem passar a ser produzidas no Brasil" -  explicou.

Caberá ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiar a modernização do setor e ao Fundo de Financiamento de Estudos e Projetos da Agência Brasileira de Inovação (Finep), dar suporte aos projetos de engenharia.

Além disso, serão implementados Arranjos Produtivos Locais (APL) para autopeças em oito Estados. A ideia é criar uma rede de fornecimento para montadoras instaladas no local e que servirão como uma espécie de âncora ao APL. E, por fim, haverá a participação do Inmetro no desenvolvimento dessas componentes.

A rastreabilidade das peças é uma das dificuldades enfrentadas para o controle do Inovar - Auto, que estabeleceu redução de até 30 pontos porcentuais para as empresas que cumpram algumas etapas de produção no Brasil e usem peças fabricadas pelo MERCOSUL.

O novo sistema operacional fará o monitoramento e auditoria de aferição da origem de peças e componentes utilizados pela indústria nacional de autopeças.

Fonte: Zero Hora

Autopeças no RS

A Brekapeças representa as melhores empresas de autopeças no Rio Grande do Sul. Conheça a empresa e nossas linhas de representadas. Não hesite em nos contatar.

Últimas notícias